sábado, 28 de agosto de 2010

Remake coloca "Karatê Kid" no século XXI


Na era Obama, o Kid do novo filme é negro; neste começo de século, sai o estagnado Japão (do segundo filme dos anos 80) e entra a pujante China; na época em que o cinema tenta se tornar 3D, a ação é mais real e acrobática, saindo o objetivo Karatê para dar lugar ao artístico Kung Fu.

A nova geração que nasceu depois dos anos 2000 já terá a sua versão do filme que encantou as tardes da minha geração. "Karatê Kid" consegue manter e em alguns pontos superar o filme original, como por exemplo, o protagonista Jaden Smith, filho de Will Smith, que supera e muito o desempenho de Ralph Macchio. As lutas também são mais emocionantes. Taraji P. Henson empresta seu quase infinito talento (como mostrado em Benjamin Button) em um papel menor, da mãe do novo Daniel, que agora se chama Dre.

Mas a série de filmes da década de 80 tem dois trunfos imbatíveis: a trilha sonora que se tornou quase ou maior que o próprio filme (quem não se lembra da inesquecível "Glory of Love", do Peter Cetera?) e do saudoso e infinitamente mais carismático que Jackie Chan, o sr. Miyagi, interpretado por Pat Morita (indicado ao Oscar no primeiro filme). É... realmente estou ficando velho.

PS: Pra quem não se lembra (ou nem conhece), olhaí a música.

Um comentário:

Paula R. disse...

É estranho pensar que alguém não se lembre...