sábado, 13 de agosto de 2011

Mesmo com Spielberg, "Falling Skies" não passa de mediano


Um drama familiar em meio a uma invasão alienígena nos EUA, produzido por Steven Spielberg e estrelado pelo querido Noah Wyle (de ER). Com estes predicados, "Falling Skies", da TNT, foi a maior estreia da TV a cabo nos EUA em 2011, com quase 6 milhões de telespectadores.

Sucesso, certo? Sim, pelos padrões industriais, já que a série já tem garantida a sua segunda temporada para mais faturamento dos produtores. Mas se considerarmos os predicados, o resultado fica aquém do padrão Spielberg de qualidade. A história tenta se basear no drama, mas as atuações e roteiro são ruins; esperava-se efeitos especiais de primeira, mas tudo fica muito perto da chacota "defeitos especiais".

Para piorar, há um fator que irrita a maioria dos não-americanos: a patriotada inserida na história. A resistência aos aliens é conhecida como 2nd Massachusets, em uma alusão ao pelotão que lutou na independência dos EUA contraos claramente superiores ingleses. Em tempo: o personagem do protagonista Noah Wyle é um professor de História.

De positivo, "Falling Skies" teve um bom último episódio, que deixou perguntas que sustentam a curiosidade para a segunda temporada (como são os aliens, quem são eles e como a humanidade prevalecerá).

Uma série que usa com sucesso os elementos de "Falling Skies" (centrada no drama familiar, não na ação) é "The Walking Dead", cuja produção, roteiro e atuações são bem superiores. A previsão de volta da cultuada série da AMC é em outubro.

Nenhum comentário: