sábado, 5 de fevereiro de 2011

Centralização na protagonista é a força de "Inverno da Alma"


Jennifer Lawrence, de apenas 19 anos, surpreende ao carregar nas costas o filme naturalista "Inverno da Alma" (Winter's Bone). A interpretação da jovem de uma adolescente que tem que salvar sua mãe praticamente autista e seus dois irmãos menores das encrencas de um pai desaparecido e de um provável despejo é impactante.

Mas nem só da atriz indicada ao Oscar vem a força do filme que quase não dá tréguas para a platéia deixar de sentir aquele nó na garganta. O roteiro totalmente hermético na protagonista nos deixa também na ansiedade por entender quais situações levam a um patriarca colocar sua família naquela situação.

O filme também é um retrato de um interior dos EUA em que as atividades econômicas que fizeram estados distantes um tanto prósperos no passado (no caso o extrativismo vegetal no Missouri) entraram em decadência e fizeram do refino de drogas uma alternativa sombria para famílias inteiras.

Além de Lawrence, o filme também foi indicado pelo seu roteiro, como melhor produção e ator coadjuvante (John Hawkes). Confira lá, você sabe onde.

Nenhum comentário: