domingo, 22 de fevereiro de 2009

Sean Penn brilha em Milk

O ator e conhecido ativista de direitos humanos Sean Penn foi a escolha perfeita do diretor Gus Van Sant para interpretar o papel título de Milk. Penn nos dá a interpretação do ano no filme que retrata o primeiro político abertamente gay a um cargo eletivo nos EUA: o equivalente a um vereador em São Francisco, na década de 70.

O filme retrata principalmente a luta de Harvey Milk contra a Proposition 6, que permitiria aos governos locais a demitirem profissionais que fossem homossexuais. Em tempos em que a Proposition 8 foi aceita na Califórnia (lei que proíbe o casamento entre homossexuais), o filme é bem atual em mostrar que os preconceitos da década de 70 e os argumentos contra a causa homossexual (que em última estância coincide com os direitos humanos de todas as minorias) ainda são os mesmos.

As chances de Penn no Oscar de hoje à noite só ficam diminuidas pela comovente interpretação de Mickey Rourke, que pode ser laureado pela academia pela reviravolta em sua carreira. Mas, na minha opinião, Penn deve(ria) ser o premiado. Vamos ver...

Nenhum comentário: