sexta-feira, 4 de abril de 2014

Viuvez marca a quarta temporada de Downton Abbey

Quatro meses depois que os britânicos já conferiram o último capítulo da série britânica de maior sucesso do século, os brasileiros vão poder conferir a quarta temporada de Downton Abbey, que estreia na próxima quinta-feira no canal GNT. A terceira foi encerrada de maneira traumática: um dos personagens mais queridos, o herdeiro Matthew Crawley (Dan Stevens), recém tornado pai, sofre um fatal acidente de carro, deixando a mocinha Mary Crawley (Michelle Dockery) viúva e desolada.

Os viúvos da série, Lady Mary e Tom Branson, embalam seus órfãos. Foto: http://www.hypable.com/2013/08/08/downton-abbey-season-4-lady-mary-love-interest/

Como Mary lida com a chocante perda (e com os possíveis nobres pretendentes) é praticamente o centro da questão nos primeiros capítulos, que mostra também como o coadjuvante Tom Branson (Allen Leech) ainda está em choque com a morte da caçula dos Crawleys, Sybil, por eclampsia. Neste sentido, a prima distante da família foi convocada para preencher o espaço. Prafrentex, Rose MacClare (Lily James) coloca na série várias questões feministas da década de 20 do século passado, agitando o meio e o final da quarta temporada. Obviamente que o casal da criadagem Anna-Bates (Joan Froggart-Brendan Coyle) estarão em mais um drama pesado que abalará o seu relacionamento.

A ausência de Sybil (Jessica Brown Findley) e Matthew aconteceu muito mais devido à vontade dos atores em apostarem suas chances em Hollywood do que exatamente por plano dos produtores da série. O vazio de ambos evidencia uma viuvez não tão óbvia da série: a de falta de rumo, conflitos e perspectivas. Embora a qualidade técnica da produção (fotografia e figurino, sobretudo) e as atuações sejam impecáveis (a eterna e mítica Maggie Smith ganhou o Screen Actors Guild esse ano pelo papel que garante o clássico humor ácido inglês ao melodrama), a série parece estar em sua crise de meia idade ao entregar a sua temporada menos interessante até aqui. Setembro (na Inglaterra) chegará para provar se Downton Abbey ainda terá fôlego ou não.

Nenhum comentário: