sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Benjamim Button é o Forrest Gump dos anos 2000

Grande filme. Benjamim Button é uma produção impecável, que prende a atenção durante todo o tempo, que o leva a ficar mais e mais curioso diante do caso do protagonista. Um cara que nasce velho e vai rejuvenescendo... ótima idéia do escritor F. Scott Fitzgerald que foi transposta às telas pela dupla Brad Pitt e o diretor David Fincher. Até agora, eles só fizeram filmes que sobreviveram e ficaram melhores com o tempo (Se7en e Fight Club são fantásticos).

As semelhanças com Forrest Gump está no título com protagonista; na forma narrativa; na utilização de efeitos especiais; em um protagonista com uma característica peculiar (Forrest era autista); na duração do filme (quase três horas).

As diferenças estão: Brad Pitt nunca será Tom Hanks; no entanto, os coadjuvantes de "Button" são melhores (Taraji P. Henson bate Sally Field no papel da mãe dedicada e Cate Blanchett, Oh My God!, coitada de Robin Wright Penn no papel da amada); e finalmente, nas changes para o Oscar. Enquanto Forrest era barbada e arrebatou 6 prêmios, Button deve ficar com os prêmios técnicos, como direção de arte, efeitos especiais, figurino e maquiagem... mas quem sabe não vença também filme, direção e roteiro... pode acontecer, o tempo dirá.

Tempo... esse sim é o protagonista da história, e não Brad Pitt. Seu personagem está à mercê dele, como todos nós, mas na contramão. E isso, é determinante no decorrer da história. E também, será determinante para dizer se Button é melhor que Forrest Gump. O protagonista dos anos 90 é muito mais carismático, mas filme por filme, prefiro Button.

Um comentário:

Reinaldo José Lopes disse...

Grande Victor, não sabia do seu blog. Legal a iniciativa, vou visitar sempre. Abração, meu velho!