quarta-feira, 4 de novembro de 2009

"Besouro" é o primeiro filme brasileiro de ação


Com coreografias de Huen Chiu Ku, de Kill Bill, e ótimos aspectos técnicos como montagem, fotografia e som, algo raro em produções nacionais, "Besouro" nasce como primeiro filme de ação brasileiro com qualidade de Hollywood.

O grande mérito do filme sem dúvida é a direção de João Daniel Tikhomiroff, que contorce a história que pega carona na Capoeira e no Candomblé para dar certa poesia a um enredo que no fundo, é batido: negros oprimidos tem o seu líder morto e o aprendiz lidera todos a se revoltarem contra o status quo.

As atuações do elenco, em sua maioria, estreante, são fracas, com exceção de Irandhir Santos, no papel do capanga Noca. O final, assim como os filmes americanos de onde a inspiração de "Besouro" claramente vem, indica para uma seqüência nada original: o filho que quer vingar a morte do pai.

Se o filme tem muitos pontos negativos, talvez valha a pena ser assistido nos cinemas por dois motivos: seu "pioneirismo" por ser um filme nacional com padrão hollywoodiano de qualidade e por, como outros filmes de ação, realmente só valerem a pena nas telonas.

Nenhum comentário: