segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Kris Allen mistura sua guitarra às baladas pop em disco de estreia


O vencedor da oitava edição do programa American Idol apresentou suas cartas ao competitivo mundo da indústria fonográfica com o trabalho de estreia que leva seu nome: Kris Allen. E vai indo muito bem. Subindo nas paradas da Billboard, em sua quarta semana, o single de estreia "Live Like We're Dying" está em 41º lugar.

O estilo que marcou suas apresentações no programa de TV mais visto dos EUA (e talvez do mundo) está lá: guitarra, violão e sua voz calma. Junto a isso, estão as batidas pop-rock que povoam todos os outros trabalhos que se ouve por aí. Por vezes, acabam ofuscando o talento do jovem de 23 de Arkansas; por outras, acabam ajudando.

Um bom exemplo da parte negativa disso é a versão de "Heartless" no disco. A música de Kanye West foi considerada por todos como a cartada final de Kris para vencer o programa, quando ele a interpretou apenas em posse de seu violão. Na produção, o arranjo ficou interessante, mas longe de ser superior à simplicidade inerente ao cantor, de onde vem a sua força.

Os casos positivos da "intrusão" estão no single já citado, na animada "Can't Stay Away From You" e na fantástica "Before We're Come Undone", que tem um jeito de ser a música que pode levar Kris ao topo.

E voltando à simplicidade, foi com ela que Kris nos entrega a música mais com a sua cara de todo o CD, chamada "Alright With Me", que deveria ser trilha sonora de filmes de animação ou o tema de um final de semana animado em alguma praia agitada e ao mesmo tempo tranquila (sim, estou pensando em Waikiki).

A minha impressão geral é que o CD é muito bom, mas ainda gostei mais do trabalho pré-Idol de Kris, "Brand New Shoes", onde violão e voz mandam e agradam muito, apesar dos nítidos erros de estúdio. Vale a pena conhecer, mesmo não sendo fã.

Nenhum comentário: