segunda-feira, 2 de março de 2009

No line on the Horizon é o mais experimental do U2 desde Zooropa

Sim, é hoje: saiu o novo álbum do U2. Mas na era do download, muita gente já escuta o "disco" há semanas. Eu só estava esperando o lançamento oficial para comprar, espero que esteja disponível mesmo aqui no Brasil já hoje.

Já li muito sobre o disco inclusive que é o terceiro melhor disco do U2, atrás somente dos intocáveis Joshua Tree e Achtung Baby (para mim, este, o melhor disco da HISTÓRIA). Eu não sei ainda e acredito que não seja tudo isso. O terceiro melhor disco do U2, em minha opinião, continua sendo All That You Cant Leave Behind. Mas algo que eu li, acho que no New York Times, é que é o disco mais experimental desde Zooropa. Concordo e adiciono que é melhor que o disco dos anos 90 (apesar de Zooropa ter Stay, uma das minha favoritas).

O novo "No Line" começa com dois hits que são a cara do U2, a música título e Magnificent, grandiosas e acessíveis ao grande público. Em Moment of Surrender, começa o experimentalismo, em uma faixa de mais de sete minutos, mas que só são perceptíveis quando você olha o player. Ótima viagem!

Unknown Caller tem algo dos anos 80, assim como a seguinte I'll Go Crazy If I Dont Go Crazy Tonight, Breathe e a divertida Stand Up Comedy. O primeiro single de trabalho, Get On Your Boots é a moderninha bem anos 2000 e que pode marcar uma tendência.

As músicas restantes (FEZ - Being Born, White As Snow e Cedars of Lebanon) são extremante experimentais e introspectivas, lembrando o trabalho alternativo do U2 no meio dos anos 90 - Passengers - somente com músicas de trilhas para filmes também alternativos (Miss Sarajevo, tocada na última turnê, saiu daquele disco). Novamente aqui, nice ride!

O que realmente é impressionante no U2 é que eles são sim uma banda antiga no século XXI, mas que continua na vanguarda e seus shows são sim sobre as músicas novas, cada disco consegue marcar novos sucessos, diferentemente dos Rolling Stones, que tocam (e muito bem!) somente os antigos hinos.

Nenhum comentário: