sábado, 28 de agosto de 2010

Abertura da Copa em Itaquera é como Olimpíada no Rio


A Abertura da Copa em Itaquera é boa para São Paulo e não para o São Paulo. Brincadeiras a parte, obsessões do presidente corintiano também, ter o show e o jogo inaugural do Mundial de futebol na zona leste da maior cidade do Brasil segue a mesma lógica do Rio de Janeiro ter sido escolhido como palco dos Jogos Olímpicos de 2016.

Assim como Madrid ou Chicago, a zona sul de São Paulo não terá a mesma valorização e ganho em infraestrutura que a zona leste terá com um evento mundial. Melhorias no metrô, uma provável ligação direta com o aeroporto internacional de Guarulhos, valorização imobiliária, comércio renovado e ativo até lá, rede hoteleira mudando de eixo. Ou seja, toda uma valorização que dificilmente ocorreria naturalmente, como pode ocorrer na região do Morumbi.

Obviamente, resta saber se este estádio do Corinthians terá investimentos públicos ou não. Tudo aponta que sim, apesar das promessas. A realidade é que o Brasil tem outras prioridades em vez de megaeventos esportivos, mas se em tudo neste século o que vale é a imagem e o marketing, o país está neste caminho. Resta rezar para o cronograma apertado não virar vexame na realização da Copa e Olimpíada.

Nenhum comentário: