quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Um títular da seleção brasileira joga no Canadá?!

Depois da convocação feita pelo técnico Luiz Felipe Scolari, muito foi comentado em programas de TV e redes sociais. A lamentação mais óbvia, da qual compartilho, foi a não convocação do meia Philippe Coutinho, que vem jogando e armando de maneira primorosa os contra-ataques da dupla mais mortal do Campeonato Inglês até aqui - o uruguaio Luis Suárez e o inglês Daniel Sturridge (23 e 18 gols respectivamente), com cinco assistências de Coutinho.

O fato pouco comentado é que o goleiro Júlio César, o único até aqui garantido por Felipão na Copa e como titular, está saindo da segunda divisão inglesa, onde é reserva no Queens Park Rangers (QPR), para o Toronto FC, time canadense da Major League Soccer (MLS, dos EUA).

Júlio César, na Copa das Confederações (julho/2013) - Foto: JASPER JUINEN/GETTY IMAGES


É um fato inédito. Quem poderia imaginar que um titular da seleção brasileira, a única a disputar todos os mundiais desde 1930, poderia jogar em um país onde o hóquei é o esporte número um e o futebol fica atrás até mesmo do pouco conhecido futebol americano canadense (que tem 12 jogadores e regras diferentes).

Toda uma situação sui generis levou a este evento espantoso. Júlio César, em decadência e já em fim de carreira, relutou em se aposentar após anos de sucesso na Internazionale de Milão, uma das grandes do futebol mundial. Só conseguiu espaço no então time da Premier League Inglesa, mas do QPR acabou caindo. Na nova temporada, sem espaço no time (reserva de Robert Green, ex-titular da Inglaterra), os boatos garantiam Júlio César no Grêmio, que disputa a Libertadores.

Precisando jogar, mas também ainda priorizando receber (bons) salários (algo que não é garantido nos times do Brasil), Júlio César escolheu ir para o Toronto FC, que vem investindo pesado para fazer bonito na nova temporada da MLS. Trouxe nada mais nada menos do que Jermaine Defoe, atacante do Tottenham e ex-titular da seleção inglesa; o volante americano Michael Bradley, que estava na Roma; e o atacante Gilberto, ex-jóia preciosa do Náutico, e que fez excelente Campeonato Brasileiro pela Portuguesa, marcando 14 gols. Como a (linda) página do time diz, "It's a bloody big deal".

Estranhamente, a notícia ainda não figura no site do Toronto FC, já que detalhes burocráticos ainda devem faltar para que o goleiro da seleção anfitriã da Copa do Mundo assine com o time do Canadá, por empréstimo. Será um momento histórico para o futebol canadense (como mostra o artigo de Armen Bendakian) ... já para Júlio César restará provar que ir para um rincão tão desconhecido do futebol não é sinônimo de sua decadência absoluta. Como? Ganhando a Copa do Mundo.... fácil!

Nenhum comentário: