terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Globo de Ouro fica cada vez mais distante do Oscar


Sempre achei meio forçada a afirmação que o Globo de Ouro é uma prévia do Oscar. Enquanto a maior festa do cinema tem a quase imprevisível definição de mais de 6 mil possíveis votantes, o Globo de Ouro é uma eleição de uma centena de jornalistas estrangeiros baseados em Los Angeles.

E neste ano, a coisa deve ficar ainda mais distinta. Com a adoção de 10 indicados a melhor filme no Oscar, as restrições serão maiores no prêmio da imprensa. Logicamente, no Oscar, não veremos 5 dramas e 5 comédias, como no Globo; mas Up com certeza estará entre a dezena premiada.

Nas indicações de hoje do Globo de Ouro, três dos cinco filmes de drama aparecem como possíveis vencedores: a superprodução "Avatar", que já era esperada como um espetáculo técnico, mas que também vem ganhando rasgados elogios da crítica; o filme de guerra "The Hurt Locker" (foto do ator Jeremy Renner), que pode ser o grande vencedor do ano; e o novo de Tarantino, Inglorious Basterds, próximo de ser perfeito. Completam a lista a comédia-dramática catártica sobre a crise econômica "Up in the Air" e o patinho feio "Precious", que estou curioso para ver.

Entre os atores, a grande surpresa está na dupla indicação de Sandra Bullock (!!!), por drama e comédia. Ela não deve levar nenhum dos dois, mas o prêmio em drama, para elas, parece estar em aberto. Carey Mulligan, de "An Education", tem alguma vantagem.

Para variar, grande parte dos indicados nem deram as caras por aqui. A minha maior decepção é a ausência completa de "Public Enemies", com Johny Depp, para mim, óbvio candidato a melhor produção. Vejamos no Oscar.

Clique e veja a lista no melhor site da internet, o IMDB.

Nenhum comentário: